quinta-feira, 12 de julho de 2007

TECNOLOGIA CANADENSE

Entrada de um dos oito pavilhões da Plast 06
Ocorreu debaixo de muita neve em Milão, de 14 a 18 de Fevereiro a 14ª Feira Internacional de Plásticos e Borracha PLAST 06, numa área de 65.545 m2, com 3.000 máquinas operando e 1551 exibidores de 50 países. De acordo com Claudio Celata, Gerente Geral da ASSOCOMAPLAST, que organiza a feira, a mesma oferece aos visitantes da matéria-prima ao produto final. O setor de máquinas para indústria plástica é o único em que a indústria italiana está no topo da classificação mundial, e este setor na Itália cresceu 3,2% em 2004, alcançando o valor total de 3,87 bilhões de euros, correspondendo a 13,4% da produção mundial. Segundo Riccardo Comerio, presidente da ASSOCOMAPLAST, o setor de máquinas para plástico na Itália é o segundo mais importante na classificação mundial, logo após a Alemanha, mas antes dos EUA, China e Japão, com 1,5 milhões de empregados, com uma produção para a Europa de 160 bilhões de euros/ano. A mostra apresentou de fabricantes de máquinas de processamento de plásticos e borrachas às matérias primas e aditivos, e fabricantes de produtos e componentes. Segundo Claudio Celata, é importante o uso de máquinas que reduzam o consumo de energia, e, por outro lado, também o reuso de plásticos através do reciclo de modo a reduzir o uso do plástico virgem. Quatro temas foram os principais nos diversos seminários ocorridos durante o evento: conservação de energia; nanotecnologias; reciclagem; e compatibilidade ambiental e sustentabilidade dos produtos plásticos. As exportações italianas de máquinas para plástico têm apresentado um crescimento de 2 a 3 % ao ano nos últimos 3 anos.
Vista aérea interna de um dos 8 pavilhões da feira
A ABIPLAST esteve presente, representada pelo Sr. Merheg Cachum, no estande que representava também a ABIQUIM, a ABIMAQ, e o SIRESP. De empresa brasileira só havia a Carnevalli, que tem participado de todas as edições da PLAST. Estavam também presentes, através dos seus representantes locais, as empresas Cromex, Nitriflex e Policarbonatos. Esta edição da PLAST’06 ocorreu simultaneamente à exposição IPACK-IMA, dedicada às tecnologias de embalagem. Esta modificação visou beneficiar os expositores e visitantes, que agora podem visitar as duas feiras simultaneamente. A próxima edição da Plast 2009 também será feita em conjunto com a IPACK-IMA na data de 10 a 14 de março de 2009.
À direita o Sr. Claudio Celata, Gerente Geral da ASSOCOMAPLAST, e à esquerda o Sr. Riccardo Comerio, presidente da ASSOCOMAPLAST, durante a coletiva de imprensa.
Seminário Inter-empresarial da Rede AL-INVEST III Segundo a senhora Dora Maria Peñaloza Yabur, diretora da ABCNET de Roma, Itália, empresa que organizou o evento, o objetivo do Seminário foi facilitar o intercâmbio empresarial entre as empresas da América Latina e da Europa, através de encontros setoriais para discussão de negócios. Segundo a senhora Francesca Arra, do INSME, a mesma equipe está também organizando uma Conferencia Internacional de Transferência de Tecnologia para PME, que ocorrerá de 24 a 26 de Abril, em Montevidéu, no Uruguai. Segundo ainda Alessandro Rami Navarrini, diretor da ABCNET, a rede AL-Invest está dividida em duas partes, sendo que a parte européia se chama COOPECO, e a parte Latino-americana, Eurocentros. O senhor Maurizio Queirazza, diretor do programa AL-Invest, explicou que o Brasil conta atualmente com 18 centros Eurocentros, e o projeto atual é atualmente o maior projeto já feito com a América Latina tendo a previsão de 600 subprojetos, atendendo 40.000 empresas beneficiadas, e com investimento de 52 milhões de Euros. Segundo a Câmara Italiana no Rio Grande do Sul, as empresas gaúchas Europlásticos, Plastrela, Plásticos Itália, Multisul, Anodilar e Autotravi participaram do evento.
P
Dois momentos do Seminário de Tecnologia AL-Invest III.


Empresas expositorasA seguir, uma visão de nosso correspondente sobre o que apresentaram, algumas empresas, na Feira italiana:
Jing DayA empresa Jing Day apresentou a Injetora de borracha JDR-3000, com capacidade de injetar 2,5 a 4,5 l, e com força de fechamento de 580 ton e tempo de ciclo de 2 a 10 minutos, e mesa de 0,70 x 0,85 m, injetando pneus de bicicleta, rodas de carrinho de supermercado, e autopeças. Apresentou também a termoformadora a vácuo JD-MU200 para produção de o’ rings e teclados de computador, com 200 ton de fechamento, e tempo de ciclo de 4-5 minutos, e mesa de 0,65 x 0,65 m.
RAMBALDI BabyplastProduz máquinas injetoras de hidráulica proporcional de pequeno porte horizontal 6/10 P e verticais 6/10V, que injetam de 0,01g a 15 g, com pressão de fechamento de 85 a 2650 ton. Estas máquinas são reguladas por microprocessadores que administram os movimentos, os tempos, as temperaturas, e as fases do ciclo de produção. Apresentou também a linha de módulos de injeção UAI10P para trabalhar diretamente no molde da outra injetora, evitando a compra de uma injetora de dupla injeção. Fabrica, além disso, moldes para suas próprias máquinas.
DEGAA empresa DEGA monta na Itália os robôs Biaxiais HRX de 50 t a 1200 ton da Harmo, e também os robôs antropomórficos Denso. Os robôs podem ser programados ou aprender pela repetição de movimentos. Todos os robôs apresentados são muito silenciosos sendo que um deles tocava diversas melodias num xilofone, e o outro também tocava varias melodias em uma flauta. Os robôs são totalmente elétricos e pneumáticos, e o controle funciona na própria maquina do robô, não necessitando de estação de controle remota.
Robô toca diversas melodias num xilofone, com uma baqueta.

Robô toca varias melodias em uma flauta, com um bico de ar.
MIRA Mir apresentou mais um de seus gigantescos modelos de injetoras, injetando belos bancos de jardins para duas ou três pessoas.

SagaA empresa SAGA realiza projetos e moldes nos setores automobilísticos, eletro-eletrônico, e utilidades domésticas. É capaz de produzir protótipos e moldes de silicones para modelos em pequenas quantidades.
MorettoA empresa Moretto há 25 anos no mercado, e o 5º maior produtor mundial de periféricos para plásticos. Apresentou nesta edição da Plast o X Drier, secador de umidade na pre-injecão, pré extrusão com grande redução do consumo de energia na secagem. Segundo seu presidente Renato Moretto, esperam alcançar a liderança mundial de secadores, devido às mudanças radicais implantadas no projeto desta máquina. Fornecem também plataformas, secadores, recipientes e resfriadores, bombas de vácuo, e exportam 70% da produção. (Continua em nossa próxima edição)
Vista do estande da Moretto à esquerda, ressaltando seus secadores.
RaimaA empresa Raima apresentou os modelos MCA, MCS, MCX, MCS2 de máquinas de solda termoplástica por ultra-som, placa quente para poliolefinas, solda por vibração para poliamidas, e por rotofricção para peças circulares, pistolas ultra-sonicas com modulação digital, e rebitação por impulso de calor.
TecnomagneteA empresa Tecnomagnete apresentou ímãs de neodímio que ela inventou e patenteou nos anos 70 e nos anos 90, para serem instalados em placas fixas e móveis de injetoras de 50 a 5500 ton para auxiliar a troca de rápida dos moldes, reduzindo o tempo de troca dos mesmos em até 60% ou mais para maquinas grandes. Além disso, diminui a deformidade do fechamento, que pode ocorrer no meio do molde. Conta com milhares de instalações no mundo inteiro.
Haitian EuropeA fabricante Ítalo Chinesa iniciou suas operações há 3 anos, e oferece máquinas de fabricação chinesa instaladas com componentes europeus das marcas Vickers, Controladores Rexroth, motores hidráulicos Gefran, e inversor ABB.Apresentou nesta edição da Plast os modelos HT650, HT300T, HT60T. HT650T. Produz máquinas de até 4000 ton. CC ElettronicaA empresa CC Elettronica fabrica sistemas eletrônicos de controle para molde, controles digitais de temperatura, controles seqüenciais de bicos valvulado, controle de condicionamento de molde e vazamento e também representa na Europa a Polimold de São Paulo, para sua linha de canais quentes. Representa, também na Europa, Oriente Médio e África do norte a empresa Garboni de Petrópolis, que é produtora de tampas de alimentos, bebidas, cosméticos, lubrificantes.
Estande da C.C. Elettronica S.R.I.
EurovitiA empresa Euroviti apresentou cilindros e roscas de injetoras e extrusoras mono e dupla rosca de 18 mm a 400 mm de diâmetro e de comprimentos até 10 metros com roscas paralelas ou cônicas e confeccionados com aços nitretados ou endurecidos ou com revestidos com Stellite ou Colmonoy.
BransonA empresa Branson apresentou diversos modelos de Solda Ultra-som, vibração dentre os quais o modelo 2000 AEMC Ultra-som digital 20, 30, 40 kHz, 800A e 400W e que também faz controle estatístico de processo.
AMUTA empresa AMUT apresentou sua Extrusora de perfis de dupla rosca BA76 (diâmetro de rosca em mm), equipada com porta-ferramenta de 4m de comprimento. Apresentou também a Extrusora de rosca simplex EA-75. Além disso, apresentou também uma cabeça co-extrusora para produção de tubos em cinco camadas para transporte de água quente. Além disso apresentou um termo formador off-line FFQ-900 de 50 ciclos/min capaz de trabalhar com PET/PS/PP/ PVC/PLA.
Termoformadora de 3 estações para PET-PS-PP-PVC-PLA
PrimacA fábrica italiana Primac produz linha de periféricos para produção de perfis de forros, tubos lisos e corrugados. A fábrica, no Brasil, esta localizada em Santo Amaro. A linha de periféricos compreende puxadores com duas lagartas, equipamentos automáticos em linha para soldar tubos corrugados, tanques e bancos de resfriamento de tubos corrugados, máquinas automáticas de fissurar e perfurar tubos corrugados, bancos de calibração para tubos.
TermostampiA empresa Termostampi produz há 30 anos moldes de termoformagem para embalagens, copos, potes, caixas de margarina, iogurte, para qualquer tipo de máquina de termoformagem. Estará presente na próxima Brasilplast 2007.
ISRA VISIONProduz sistemas de inspeção para filmes plásticos.
RigoApresentou instalações termoformadoras para produção de caixas de geladeiras, piso de Box, gabinetes de TV, e banheiras. No caso das banheiras, estas são injetadas em ABS, coextrudado em PMMA para dar maior brilho à banheira acabada no lado interno e com reforço de fibra de vidro na parte externa da banheira. Apresentou também termoformadoras inline de marca Milano para produção de embalagens, copos, potes, capazes de processar PS, PP, PET, PVC, OPS, BOPP produzindo 1500 unidades/hora.
Informou que suas extrusoras têm consumo de energia 20% menor que as concorrentes.
TecnomaticA empresa Tecnomatic apresentou, dentre outros, seu robô Xlargo 3AXU Eletricop com servo motor sem escova de 50 a 4000 ton, com programação guiada livre ou com auto-aprendizado dos movimentos manuais do operador. Apresentou um total de 12 modelos de robôs de tamanhos médios e compactos.
CORELCOFabrica plastic Netting, Redes de Aviso, e todos os outros tipos de redes plásticas.
Bausano (Brasil/Itália)Apresentou Extrusoras dupla rosca, e instalações de granulação e instalação para produção de tubos de PVC e de PP e linhas de perfis. Apresentou também a extrusora BIVITE + com diâmetro de 72 mm carregada para a produção de Polywood. Além disso, apresentou também a extrusora BIVITE + com diâmetro de 125 mm e com L/D = 1,30 para produção de grânulos, tubos e perfis. Na produção de Polywood pode processar pó de madeira nas seguintes proporções: para PVC, até 80% da mistura, e para PP, até 60/70% da mistura.
Fong KeeA empresa Fong Kee apresentou as sopradoras HBA 654/20 – SDGV com linha de extrusão e sopro portando cabeçote duplo, capaz de produzir galões de 5 litros para óleo lubrificante ao ritmo de 480 peças /hora consumindo 150 kg/h de resina.
SoremaA Sorema é uma divisão da empresa Previero que produz redutores de tamanho e moinhos para redução de granulometria. A Sorema se especializa em instalações de lavagem granulação, e densificação de PET de garrafa a garrafa, garrafa a fibra, e garrafa a chapa. Faz também tratamento da matéria pós-consumo, de filmes agrícolas, e de filmes stretch.
Produz também instalações chave na mão para reciclagem de garrafas, filmes, pré-lavagem, densificação, de extrusão, e de recuperação de plásticos heterogêneos.
CarnevalliA empresa Carnevalli apresentou a COEX Polaris 3PO1800 com duas extrusoras Polaris Magnum 60 e uma extrusora Polaris Magnum 75, operando LDPE 300E e Dowlex NG 5056.01G. Ela tem sistema de gerenciamento computadorizado e sistema de controle automático de espessura da matriz “Multipoint” e gaiola com hastes em fibras de carbono, de modo a não marcar o filme que está em produção. Depois de ser lançado na Plast 2006, serão lançados também na Brasilpack o sistema gerenciador e o sistema de controle automático.
Cibra NovaA empresa Cibra Nova apresentou seu modelo Guantestar para produção de luvas curtas de PE e PE-EVA. Produz 4300 a 4500 luvas/hora para os mercados médicos, cosmética, farmacêutica, que exigem um padrão de qualidade melhor que o requerido para o uso em supermercados. Tem diversas unidades instaladas em SC e SP.
TRIMECA empresa TRIMEC apresentou extrusora dupla rosca co-rotante para produção de 400 kg/h de masterbatch, preparação de concentrados de aditivos e cargas, e também para adicionar reforços com fibras de vidro, e de fibras de carbono, e líquidos. A nova geração de redutores com desempenho "high-torque", é capaz de girar as duas roscas até 800 Rpm.
Longinotti RecyclingFabrica as maquinas para produzir postes, bancos de jardim, paredes, assoalhos, e pallets em material plásticos reciclados.
MACCHIA empresa MACCHI apresentou sua extrusora COEXFLEX 3 que usa tecnologia sem redutor (gearless) com sistema de identificação de defeitos, que sinaliza automaticamente ao computador. Tem ainda instalado um sistema de ajuste automático com “cling free” que faz a medição da espessura do filme sem contato com o mesmo. Tem também proteção do balão feita de policarbonato, além de descarga automática da bobina e corte do filme em linha.
Extrusora COEXFLEX 3 da Macchi
Electronic SystemsA empresa Electronic Systems apresentou equipamento de medição e regulagem de espessura, peso, densidade, do PEAD, filme plástico soprado ou extrudado, borracha, não tecidos, papéis, PVC. Apresentou ainda também equipamentos para medição de defeitos. Podem ser instalados pelo processador diretamente ou pelo fabricante da máquina de extrusão.
MunchyApresentou sistema de reciclagem total do filme ao grão para recuperação de reciclos de produção. Pode recuperar rolos de filme fora de especificação, bem como do início e do final de produção. Pode processar de 40 a 2000 t/h de resina.
CMA ROBOTICSA empresa CMA ROBOTICS apresentou o robô antropomórfico Greensir que é capaz de fazer o reforço de fibra de vidro por spray de PU em banheiras. O Robô aprende com o treinamento depois de 3 ou 4 repetições.
RaschigA empresa Raschig GmbH de Ludwigshafen pertence à empresa PMC do empreendedor Americano Philip E. Kamins. Apresentou seus compostos de moldagem termorrígidos granulados como o MELOPLAS (Melamina/Melamina-Fenolico) para uso em engenharia elétrica, relés, chaves, quadros, caixas de fusíveis, manoplas de fornos, botões, e cabos de panela; AMPAL (Melamina-Poliéster) para uso em cinzeiros de carro, terminais de contato, soquetes de lâmpada, chaves ou caixas para termostatos; RALUPOL (Poliéster) para uso em ferros de passar, engenharia elétrica e eletrônica, terminais de contato. A Synres-Almoco bv é a subsidiária holandesa da Raschig que produz compostos de moldagem para indústria eletrotécnica e eletrônica assim como produtos especiais para uso em aviação civil e militar, mas também em automóveis, sistemas de telecomunicações ou computadores profissionais. A faixa de produtos abrange Epóxi Moulding Compounds, AMC (Alquídica), DAP (Di Allyl Phtalate), Compostos de Moldagem de Silicone, PIMC (Powder in Mould Coating). PPIMC é um pó baseado em poliéster usado em instalações robotizadas com pistola spray, para dar brilho em pias de cozinha, e tanques, e assentos de metrô feitos de SMC (Sheet Moulding Compounds) e BMC (Sheet Moulding Compounds).
Cossa PolimeriA empresa Cossa Polimeri apresentou seus filmes transpirantes para fraldas e adsorventes feitos de LLDPE e chamados de Estalene Breathable. Estes filmes foram desenvolvidos há 10 anos e têm a vantagem de provocar uma sensação de secura em contato com a pele. O teor de umidade no filme atinge apenas 120 PPM.
SER/EPICHEM A empresa SER/EPICHEM trabalha com os materiais PET/HDPE, PC, ABS, NORYL (PPO), PA6.6, reciclado, transformando-os em grânulos usados para fazer galões de gasolina capacetes de moto etc.
MatrecÉ um banco de dados da Assocomaplast que contém os produtores de matéria reciclada em todo o mundo. Mostra também matérias recicladas e suas características técnicas e fotografias. Além disso, contém tecnologia de reciclagem e tratamento. Curiosamente, até empresas brasileiras estão listadas, entre as quais uma empresa do Paraná chamada Amazonas World, de Londrina, PR.
SUPRESTAA empresa SUPRESTA apresentou linha completa de plastificantes e retardantes de chama para PVC, PU, HIPS, PET, ABS, PC, todos sem halogênio. Fabrica na Holanda toda a linha de produtos derivados de fósforo para plastificantes e retardantes de chama.
Kraiburg TPEA empresa Kraiburg TPE, líder mundial na fabricação de TPE à base de copolímeros estirênicos de blocos hidrogenado, recebeu o Prêmio Frost & Sullivan 2005 de P&D. O premio foi conferido para aplicações no campo dos esportes, devido à substituição de silicone por TPE Thermolast K, que é mais barato. Alguns tipos de TPE são injetados e fornecem 200 formulações diferentes de TPE.
Vista do Estande da Kraiburg
WackerA empresa Wacker apresentou seus novos agentes espumantes de silicone da linha Elastosil AUX BTB, que deve ser adicionado na proporção de 1 a 2 %.
NachmannA empresa Nachmann fabrica retardantes de chama sem halogênio para PE e PP.
Oferece também produtos de limpeza para limpar roscas de extrusão em mono e dupla rosca, grafite intumescente anti-chama, sílica microscópica anti-bloqueante, dissulfeto de molibdênio para lubrificação de Teflon. Representa também a empresa LAMIRSA, para agentes anti-bactericidas, anti-fungicidas e retardantes de chama.
NPCA equipe da empresa que tem a maior carteira de projetos petroquímicos em andamento no mundo, a Estatal NPC, National Petroleum Company of Iran, concedeu uma exclusivíssima entrevista ao correspondente do JORNAL DE PLÁSTICOS, Engo. José Ferreira, informando quantoao andamento dos projetos no País.
Estande da National Petroleum Company do Irã.

Olefinas 5 será um projeto de 500 KTA de eteno . Será localizado em Khargh e é um projeto Technip que partirá em 2008. Olefinas 6, que foi um projeto Linde de 520 KTA de eteno, e 158 KTA de propeno em Bandar Imam já partiu. Olefinas 7 que é um projeto Linde de 1100 KTA de eteno e 200 KTA de propeno, está localizado em Bandar Imam e parte em 2006. Olefinas 8, em Bandar Imam, que e um projeto ABB Lummus de 1000 KTA de eteno , parte em 2009. Olefinas 9, que é um projeto Technip de 1000 KTA em Assaluyeh iniciará a produção em 2006. Olefinas 10, que é um projeto Technip de 1320 KTA e 300 KTA de propeno em Assaluyeh, parte em 2006. Olefinas 11 é um projeto Linde de 2400 KTA de eteno com partida prevista para 2009 em Assaluyeh. Olefinas 13 de 490 KTA de eteno e 98 KTA de propeno será instalado em Ilam, com início de produção previsto para 2008, com tecnologia Stone & Webster. Olefinas 12 de 1900 KTA de eteno é de 845 KTA de propeno em Assaluyeh está em cotação internacional e estará produzindo em 2009. Olefinas 14 de 1200 KTA de eteno em Assaluyeh estão em cotação internacional sem previsão de produção. Está em construção também o gasoduto oeste de Etileno que abastecerá 14 outras novas fábricas de derivados.
Aromáticos 3 em Bandar Imam com tecnologia Krupp/Uhde, Sinopec, IFP já partiu, garantindo a capacidade instalada de 180 KTA de benzeno e 400 KTA de Para xileno, com produção do intermediário PTA para produção de 500 KTA de PET grau fibra, POY, e staple, e 310 KTA de PET grau garrafa. Aromáticos 4 em Assaluyeh com tecnologia IFP e Toray partirá em 2006. Olefinas 12 também produzirá 386 t/a de benzeno e196 t/a de Tolueno. A planta de produção de Linear Alquil Benzeno para produção de detergentes partiu em 2004 uma unidade de 50 KTA de LAB em Kermanshah com tecnologia IFP.
A produção de metanol também teve um acréscimo com a partida de Metanol 2 com mais 660 KTA em Kargh com tecnologia Lurghi, e com a partida de Metanol 3 com 1000KTA com tecnologia Haldor Topsoe em Bandar Iman. As plantas de Metanol 4 e Metanol 6 estão previstas para partir ambas em Assaluyeh, as duas com tecnologia Lurgi e capacidade de produção 1650 KTA e com previsão de partida para 2006 e 2007 respectivamente. Para 2008, está prevista a partida da nova unidade Metanol 5 de 1400 KTA em Assaluyeh com tecnologia Davy Powergas. A planta de Metanol 7 ainda está sem tecnologia definida, mas partirá em 2010, com capacidade de produção de 2600 KTA de metanol em Assaluyeh.FainplastA empresa Fainplast, com fábrica na Itália, produz retardantes de chama sem halogênio, e que são obrigatórios em alguns países como Alemanha, França, Espanha, e Suíça, para uso em PE, EVA para a indústria de cabos. Fabrica também compostos de PVC.
Cognis Oleochemicals A empresa Cognis Oleochemicals é uma joint venture 50% Cognis (ex-Henkel) e 50% Golden Hope da Malásia. Produz aditivos baseados em ésteres de óleo de palma para PVC, PE, PP, PMMC, PC, PA. Uma novidade lançada na feira são os aditivos para produção de compostos de plástico com fibra de madeira Edenol 9776 de molhamento e dispersão, e Loxiol 3581 lubrificante. Com o uso destes aditivos pode-se atingir na produção de compostos de plástico com fibra de madeira 75% da produção da extrusora com PVC puro. No Brasil está instalada a Oleoquímica do Brasil. A empresa é líder em lubrificantes, antifogging, e antiestáticos para qualquer tipo de plástico, especialmente orientada em oferecer soluções para melhoria de processos poliméricos e não apenas para oferta de aditivos.


www.jorplast.com.br Abertura Índice da Edição do Mês Próxima Matéria Correio

Nenhum comentário: